Centro de Pesquisa

O Observatório dos Técnicos em Saúde tem como missão produzir estudos e pesquisas sobre o trabalho técnico, a educação profissional e as políticas sociais de educação e saúde, buscando disponibilizar um conjunto de dados e informações em publicações impressas e eletrônicas para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais dos trabalhadores técnicos.

Sediado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/ Fiocruz, e vinculado ao Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde - LATEPS, o Observatório dos Técnicos em Saúde busca fortalecer as atividades de ensino e pesquisa no campo da Educação Profissional em Saúde e disponibilizar um conjunto de dados e informações em publicações impressas e eletrônicas para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais e instituições congêneres dos trabalhadores técnicos em saúde. 

Integra a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Brasil - Rede ROREHS, que compõe um projeto de âmbito continental da Organização Pan-Americana de Saúde, regulamentada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde - SGTES/MS.

Concepção de trabalho

O trabalho técnico em saúde é compreendido como aquele realizado pelo conjunto de trabalhadores que exercem atividades técnico-científicas no setor saúde, desde as atividades dos agentes comunitários de saúde, até a dos tecnólogos de nível superior. Portanto, não restringimos a noção de técnicos em saúde à escolaridade destes, como é normalmente associada.

O nosso entendimento é que a qualificação dos trabalhadores, de maneira geral, e os de saúde em particular, não se restringe à posse dos saberes escolares mas é multideterminada. A educação profissional em saúde é compreendida aqui como uma mediação específica da formação humana na totalidade das relações sociais.

contato-capa

Pesquisadores

Este espaço é destinado aos nossos pesquisadores, aqui você encontrará os contatos e as linhas de pesquisas seguida por cada um.

Ler mais →

Estudos/Pesquisas

Este espaço é dedicado à identificação de projetos de estudos e pesquisas relacionados à força de trabalho em saúde, desenvolvidos por profissionais das diversas instituições do SUS no estado.

Ler mais →

Galeria de Fotos

Este espaço tem como objetivo o registro de imagens relacionadas às atividades desenvolvidas no campo da pesquisa e formação/capacitação de pessoas para o SUS no estado.

Ver mais →

Notícias

There are no slide to show, Please make sure you have configured SlideShow correctly.

Área Restrita

Informe seu nome de usuário e senha para ter acesso à sua área restrita.

Cadastre-se aqui

Cadastre-se na Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e faça parte deste time que tem por objetivo contribuir com o trabalho de formação de pessoas e de estudos e pesquisas sobre a força de trabalho em saúde.

Cadastre-se Aqui

Notícias

Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Núcleo de Saúde Coletiva da UFG (NESC – UFG), em parceria com NESC-UFRN, realizará Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, nas ...
November 12, 2014
Escola de Participação Popular e Saúde
O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC-UFG), está participando da criação da Escola de Participação Popular e Saúde, coordenada pelo ...
November 12, 2014
Representantes das estações do observatório se reúnem em Brasília
Começou hoje 04/03 a reunião e treinamento dos representantes das estações do Observatório de Recursos Humanos em Saúde. O grupo estará ...
March 04, 2015

Entre em contato

Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G
Brasília-DF
CEP: 70058-900

(61) 3315-2425

Plataforma RH

DEGERTS
SCN - Quadra 02 - Projeção "C"
Brasília-DF
CEP: 70712-902

(61) 3410-4198

degerts@saude.gov.br

Mídias sociais

Escreva-se em nosso jornal:

JoomShaper